Influência da qualidade da semente como insumo agrícola.

A princípio, a produção agrícola tem-se influenciada por muitos aspectos do controle.

Dessa forma, o fabricante deve estar o mais atento e rigoroso possível aos fatores que ele pode controlar, um desses fatores é a qualidade do produto adquirido.

Influência da qualidade da semente como insumo agrícola

A ideia de que algo tão pequeno quanto uma semente pode determinar a produção máxima de uma cultura pode ser assustadora para alguns.

Para entender essa afirmação, vamos pensar individualmente sobre cada soma.

O fertilizante deve conter uma quantidade suficiente da quantidade correta de cada nutriente, o que dependerá do tipo de solo, da produção desejada e de outros fatores.

Ingredientes como herbicidas, inseticidas, fungicidas, fertilizantes foliares e outros, que são utilizados logo após a semeadura, devem ser utilizados na dosagem correta e no momento certo para que sua produção não seja prejudicada.

Dessa forma, todos esses insumos mencionados acima também são importantes para alcançar uma boa produção.

Sem o uso adequado, a planta definitivamente reduzirá a produção.

Mas o que eles fazem está em impedir que a produção diminua por desnutrição ou por ataques de pragas e competição por ervas daninhas.

Quem determina o dossel produtivo das plantas são as sementes.

Conclusão

Pense: Todas as tecnologias genéticas, como a inserção de genes que tornam as plantas resistentes a produtos ou resistentes a insetos como soja RR ou milho Bt, são inseridas e repassadas às plantas através da semente.

As sementes contêm todo o material genético – o genoma – que tem-se passado para a planta de acordo com as características desejadas e obtido pelo fabricante.

É por isso que cada espécie tem uma indicação da área de crescimento, época de semeadura e tipo de solo. Para que possa mostrar seu potencial máximo sob as condições climáticas e de solo corretas.

No entanto, não basta selecionar corretamente as variedades certas para a região e tipo de solo.

Dessa forma, as sementes compradas devem ser de qualidade, pois assim criarão mudas saudáveis, o que criará plantas com as características desejadas.

Joaquim Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×
Available for Amazon Prime