Como a celulose é obtida.

A princípio, entre outras finalidades, podemos citar, por exemplo, o recheio de comprimidos na produção de biocombustíveis, na construção civil e até mesmo como estabilizadores de alimentos industriais (hambúrgueres e queijos ralados, por exemplo).

Como a celulose é obtida?

Como mostramos, a celulose é uma matéria-prima usada para vários fins. Agora você já vai saber como é o processo de obtenção de celulose para fabricação de papel.

1. Colheita

Nesse sentido, na prática, esse processo é dividido em três etapas diferentes: colheita, corte e descascamento. Portanto, materiais que não são usados como casca se tornam matéria orgânica no mundo.

No Brasil, 100% da celulose vem de florestas cultivadas com certificado de autorização, garantindo dois fatores importantes: sustentabilidade e segurança do início ao fim.

2. Cavacos

Neste processo, a tora é lavada, descascada, picada e, finalmente, peneirada, formando uma lasca composta por pequenos pedaços de madeira.

3. Polpação

A polpação (cozimento) se tem realizada em biodigestores que podem atingir uma altura de 60 metros.

Nesse sentido os cavacos são impregnados com uma solução alcalina contendo reagentes, de modo que formam um tipo de pasta marrom chamada celulose não branqueada.

Logo depois disso, o produto se tem levado a uma temperatura de 170 ºC, soda cáustica e sulfeto de sódio tem-se adicionados.

Nesta mistura, a lignina se dissolve. Por fim, o processo leva cerca de uma hora e meia.

4. Separação

Em seguida, a massa deve ter-se processada, lavada em um balde, peneira e centrífuga, removendo todas as impurezas. Logo depois disso, a lignina tem-se removida.

5. Branqueamento

É outro procedimento químico que transmite celulose para melhorar suas propriedades, ou seja, ela se torna branca, limpa e pura.

6. Secagem

A secagem é a etapa final deste processo. Dessa forma, nesse momento, a água é extraída da celulose para que os polissacarídeos possam alcançar um equilíbrio efetivo com a umidade do ar. Depois que todos os procedimentos acima mencionados forem concluídos, a polpa é embalada.

Com o cortador, as folhas tornam-se menores e distribuídas em volume para a produção de diferentes tipos de papel.

Joaquim Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×
Available for Amazon Prime