Criacao-de-Frango-e-Galinha-Caipira

Criação de Frango e Galinha Caipira Capa comum

Criação de galinhas no Brasil.

A princípio, a escolha da raça de galinhas faz a diferença no sucesso dos casos associados a estas aves.

Dessa forma, objetivos diferentes exigem aves com características diferentes, que determinam a competitividade do negócio.

Criação de galinhas no Brasil

Estima-se que a criação de galinhas por seres humanos começou há cerca de 7.000 anos.

Nesse sentido, no Brasil, algumas das raças mais conhecidas chegaram com cruzamentos portugueses e deram origem a raças de frangos brasileiros, a avicultura estava em plena expansão no Brasil, tanto na postura quanto para o corte.

Nesse sentido, segundo o IBGE, a produção de ovos de galinha atingiu a marca de 1,01 bilhão no terceiro trimestre de 2020, o que representa 3,8% a mais do que no mesmo período de 2019, com expansão de 3,6% no trimestre anterior.

Considerando a série histórica iniciada em 1987, trata-se de um novo recorde de produção, que mostra as perspectivas de crescimento do setor.

Ainda assim, de acordo com um levantamento da Embrapa, a produção de aves cultivadas também está aumentando.

Em 2019, o país teve uma matriz de 51,5 milhões de unidades, com uma produção de 13,2 milhões de toneladas (o terceiro maior produtor do mundo), o que representa um aumento de 3% na produção nacional (em relação a 2018).

Destes, 32% foram destinados à exportação. De fato, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de carne de frango.

Qual é a raça mais comum no Brasil?

No caso das pequenas criações, assim como da agricultura familiar, uma das raças mais primitivas a serem encontradas em todo o país é a caipira comum, pois tem duas finalidades: produção de carne e ovos.

São galinhas do campo pesando até 3 kg, produzindo uma média de 180 ovos por ano, por isso são excelentes para fazendas de subsistência.

Outra opção para o cultivo de frangos quando se trata de produção de baixo custo é a caipira de pescoço pelado, que tem-se como o resultado do melhoramento genético francês.

Leva o nome porque tem plumagem de cores diferentes, exceto no pescoço – daí a origem do nome. Também é usado para a produção de carne ou ovos, pesando até 3 kg, e uma média de 180 botas por ano.

Para galinhas híbridas, uma das raças mais comuns é a Embrapa 051, desenvolvida pela Embrapa semi-pesada e com boa produção de ovos.

Eles tem-se produzidos a partir da idade de 21 semanas a 80 semanas, e também se tem adequados para criações rústicas.

As galinhas Embrapa 051 possuem plumagem marrom escura, excelente produção de ovos, longevidade e vida no campo.

Afinal, eles começam a botar ovos às 21 semanas e produzem até a idade de 90 semanas, com o potencial de produção de ovos de 345 ovos por galinha durante o ciclo de produção.

Joaquim Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×
Available for Amazon Prime